Porque O Auto da Compadecida não foi indicado ao Óscar?

Sempre fui fascinado por O Auto da Compadecida, uma das mais brilhantes obras já escritas por um autor brasileiro. E acredito que eu não seja o único à pensar deste modo, pois em todas as publicações referentes ao filme na página do Chicó (na qual sou administrador), fico extremamente abismado com a quantidade de pessoas que sabem detalhadamente as falas dos personagens de cabeça.  

Inquieto como sou, fui procurar o motivo pelo qual a obra não foi nem sequer indicada.

O Auto da Compadecida não pôde representar o Brasil no Óscar 2001, pois a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas proíbe a inscrição de filmes que tenham sido exibidos na televisão antes de chegarem aos cinemas. Pois o filme foi uma adaptação da série exibida anteriormente na Rede Globo.

O sentimento que fica é de lástima, já que todos sabemos o potencial do filme e de todo o elenco. Também seria interessante ver a gigantesca obra de Ariano Suassuna encantar americanos e ingleses mostrando a estes que nosso país também tem seu Shakespeare.

Foto: Reprodução

Um comentário:

  1. O problema é que o Óscar é arbitrário, a empresa que pagar mais,leva as estatuetas,por isso Hollywood perdeu a credibilidade.

    ResponderExcluir

Tecnologia do Blogger.